top of page

Dicas e Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do mundo do coaching e consultoria em recolocação profissional!

Gestão de Pessoas é maior desafio de quem empreende.

Essa afirmação é da Endeavor Brasil, que é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.


Em um artigo publicado no site da Endeavor, em 06 de julho de 2016 e reeditado em 20 de junho de 2023, embasado pela pesquisa "Desafios dos Empreendedores Brasileiros", que ouviu cerca de 1000 pessoas brasileiras de diferentes perfís, a Endeavor traz o cenário que preocupa quem empreende no Brasil e eu trago aqui para você.


Além de mostrar os 5 principais desafios, a pesquisa mostrou que esses dados se repetem, apesar das diferentes características das empresas respondentes.


Isso significa que a dor maior é comum entre empreendedores: a dor da Gestão de Pessoas. Em uma escala que vai de zero a dez, gestão de pessoas teve nota 6,7.


Agora falando como profisisonal da área, isso acontece porque muitos empreendedores delegam a si próprios a responsabilidade de cuidar do fator humano, desde a realização de entrevistas para contratação de novos membros da equipe, até a escolha (muitas vezes emocioonal e equivocada) das lideranças.


Aliás, formação de Lideranças é o tema mais desafiador, segundo a pesquisa.


Em seguida vem as outras dores, de um total de 5: gestão financeira, burocracia, inovação e marketing/vendas.


Ouso trazer aqui a seguinte reflexão: você já pensou quanto custa para o empresário os erros e problemas relacionados a todas essas dores e desafios?

Você já pensou que esse empresário deixa sua atividade principal, seu core, para realizar uma atividade importante, mas que pudesse ser melhor executada por um especialista?


Ter um especialista em gestão de pessoas na empresa oferece diversas vantagens, incluindo:

1. Melhorias na comunicação e no relacionamento entre os colaboradores.

2. Aumento da produtividade e eficiência por meio de estratégias de motivação e engajamento.

3. Redução de conflitos e turnover, promovendo um ambiente de trabalho mais estável.

4. Desenvolvimento de talentos e capacidades dos funcionários, alinhando suas habilidades com os objetivos da empresa.

5. Implementação de políticas e práticas de RH mais adequadas e alinhadas com as necessidades do negócio.


Ah, mas e os custos?


O que se ouve é que o investimento na contratação de um especialista em Gestão de Pessoas é difícil de ser mensurado. Os custos da rotatividade do time, das verbas rescisórias, da falta de performance certamente são muito maiores e podem ser mensurados.

Deixo aqui meu convite para uma reunião diagnóstica online de apenas 30 minutos para conversarmos sobre os desafios da sua empresa em Gestão de pessoas. Clique aqui para agendar a sua, ou clique no botão abaixo.







Gestão de pessoas, o maior desafio para quem empreende.
Gestão de pessoas é o maior desafio entre empreendedoras e empreendedores brasileiros.








Comentários


bottom of page